sábado, 6 de fevereiro de 2010

Fisiologia da Paisagem: algumas definições

Fisiologia – parte da biologia que investiga as funções orgânicas e processos ou atividades vitais.
Paisagem – espaço do terreno que se abrange num lance de vista. Pintura, gravura ou desenho que representa uma paisagem.

Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

A palavra paisagem tem significado geográfico, pois paisagem é o espaço e o espaço é o objeto de estudo nos campos da geografia, é discuti-lo, assim como as relações espaciais. A palavra fisiologia, mesmo o dicionário indicando como parte da biologia, tem significado geográfico, pois fala em processos vitais, de vida, e que também é do campo de estudo da geografia.

A expressão “Fisiologia da Paisagem não existe no dicionário, pois o dicionário apresenta apenas palavras e mesmo na definição de fisiologia e de paisagem, a expressão fisiologia da paisagem não aparece.

Em termos geográficos, pode-se definir Fisiologia da Paisagem como o estudo de um espaço qualquer visto, observando-se as dinâmicas, as interações, relações ocorridas entre a natureza e a ação do homem. É a integração entre os objetos naturais e mais a relação espacial do homem com o lugar, pois em cada espaço há uma dinâmica e que precisa ser estudada para a definição desse espaço. A Fisiologia da Paisagem não deve ser definida apenas como um espaço natural, pois deve considerar elementos humanos contidos na paisagem, pois o homem é um grande transformador da paisagem.

A Fisiologia da Paisagem é designada para uma disciplina do curso de geografia porque discutir o espaço é o objeto de estudo da geografia, discutir as relações existentes ali, alterações, transformações, não só as de ordens naturais, mas as transformações que passam também pela mão do homem e que tornam aquele espaço único.

World