terça-feira, 12 de outubro de 2010

Experiências chilena e as práticas no Brasil

Os recursos naturais dizem respeito à captação de recursos da natureza, onde durante a história da humanidade, foram atribuídos valores de uso. Entre os recursos estão o carvão mineral, o petróleo, o ouro, prata, diamante e minérios metálicos como o níquel e ferro, que adquirem maiores valores depois de trabalhos e transformados pela indústria. Encaixa-se nesse padrão também a água, recurso natural renovável.

Os acontecimentos na mina de San Jose no Chile revelam a necessidade da regularização e regulamentação da exploração de minérios. Tal fato demonstra como a política de extração de minérios é falha e envolve diversos aspectos negativos que vão desde o trabalho humano até os diversos impactos ambientais relacionados à atividade mineral. Infelizmente muitos países dependem dessa extração e exportação, mas não conciliam o trabalho com questões relacionadas ao social e ao meio ambiente.

Conflitos com indígenas
Os impactos causados vão desde a exploração, captação, armazenamento e transporte, além dos impactos trazidos com os subprodutos adquiridos após a transformação, como por exemplo o plástico, subproduto do petróleo, um dos maiores poluidores do meio ambiente pela difícil tarefa da natureza de decompo-lo. No Brasil esse impacto começa na exploração, de forma geral acompanha conflitos com indígenas pela exploração em suas terras, como em Eldorado dos Carajás. Ao observamos grandes áreas de exploração notamos que as principais ao mesmo tempo que são as que mais ofertam minérios, ainda que não explorados, estão em territórios indígenas.

Devastação de florestas
A exploração consiste na extração da parte vegetal que recobre as terras e as rochas, essas, objeto de exploração dos minérios. As áreas de exploração, no Brasil, são os maciços antigos, escudos cristalinos que abrigam os minérios metálicos e as bacias sedimentares, que abrigam minérios energéticos como o petróleo e o carvão. Tanto os escudos como as bacias compõem importantes paisagens como as chapadas e a planície amazônica, ambas abrigando importantes domínios como o Cerrado, o Pantanal e a Amazônia.

Poluição dos recursos hídricos
Durante a exploração elementos químicos como o mercúrio, poluente, podem ser liberados e contaminar os corpos hídricos. A bacia amazônica compõem diversos e importantíssimos rios assim como a bacia do São Francisco onde seus principais afluentes advém dos rios originários no Cerrado.

Destruição de fauna e flora
Além dos recursos hídricos, há toda uma fauna que se beneficia desse sistema hídrico que uma vez inapropriado pode causar destruição total também da flora. Os peixes são atingidos de forma direta e a bacia amazônica representa uma importante fonte de renda e recursos para a população local, principalmente indígenas. Há que se considerar a fauna que se aproveita dos peixes e das águas.

Trabalho escravo
O trabalho que deve ser feito com relação à exploração mineral não diz respeito somente ao impacto ambiental causado, mas também ao impacto social, uma vez que há diversas pessoas sendo empregadas de forma ilegal, com baixos salários, muitas vezes trabalhando de forma escrava, com riscos à saúde, já que a liberação de determinados elementos trazem o risco do desenvolvimento de câncer.

Não houve na história recente do homem qualquer progresso técnico que elevasse o nível de vida de sua população sem que danos fossem revertidos ao meio ambiente, daí a insistência das "grandes nações" em frear o desenvolvimento de países menores contando a todos historinhas como a do aquecimento global. Não existe desenvolvimento sem impactos, por menores que sejam, sempre vão estar lá, a curto, médio e longo prazo, na natureza e também na vida cotidiana.

A que se sustentar o fato de que muitas dessas explorações poucos são fiscalizadas e não possuem autorização de funcionamento, em vias de fato é uma prática geral, não só no Chile, mas também no Brasil e na África, grande exploradora de carvão e diamantes. Temos a necessidade de rever tais práticas por aqui já que o país é um grande explorador de minérios, pois os problemas como mostrados não decorrem somente de soterramentos no interior da Terra.

World